Alex Degan
→ Sobre mim
Nasci em 1978 em Limeira, interior de São Paulo. Em minha juventude atuei em algumas bandas musicais tocando bateria, violão e cantando. Em 1997 iniciei minha graduação na USP, e lá cursei mestrado e doutorado, tudo isso na área de História. Trabalhei muito tempo na Educação Básica e, desde 2007, atuo no Ensino Superior. Passei pela PUC-Campinas e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Em 2018 ingresso na UFSC, sendo o responsável pelas disciplinas de História do Oriente Antigo e História da Ásia. Gosto muito de ler e de cozinhar. Sou budista da tradição Soto Zen, palmeirense, filho da Ana e do Paulo, casado com a Clarissa e filiado ao Partido dos Trabalhadores. Todos os dias eu escuto um pouco de música, quase sempre passando por Itamar Assumpção, Gal Costa, Cida Moreira e Nelson Cavaquinho. Estou em uma luta intensa contra a balança, por vezes infrutífera.
→ Meus motivos para me candidatar
É muito difícil e desgastante ocupar um cargo de gestão, ainda mais o lugar de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. As demandas são colossais e a nossa capacidade de atuação é, muitas vezes, limitada. Fico profundamente abalado quando não consigo encaminhar ou resolver um problema, quando tomo alguma decisão equivocada ou quando frustro expectativas. É doloroso.
Depois de oito anos em outra instituição federal, eu escolhi vir para a UFSC, deixando amigos amados, retornando aos estágios iniciais da carreira docente e perdendo dinheiro. Será que eu avaliei direito a minha escolha? Sim, e não me arrependo de absolutamente nada.
Tenho um orgulho do tamanho do Universo de fazer parte do CFH e da UFSC. Em nosso centro estudamos das profundezas da Terra aos recônditos mais íntimos dos indivíduos. É muita energia, alegria e pluralidade! Sinto-me honrado e privilegiado em fazer parte de nossa pequena comuna de pensadores e pensadoras. Também me sinto vivo quando encontro com meus alunos e alunas, tão talentosos e intensos em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e militância, mesmo que tudo não sejam flores.
Assim, quando estou triste com algum acontecimento, amedrontado diante de um desafio ou sufocado pelo peso da burocracia procuro respirar, pedir socorro para os meus colegas TAEs e meditar sobre as razões que me conduziram até aqui: Eu amo o que faço, adoro ser professor e vibro por estar no CFH!
Sou emotivo e gentil. Amigos me dizem que tais características não são bem-vindas dentro do ambiente árido que pode se formar dentro de uma universidade. Poder ser, mas desconfio que a coisa é bem mais misteriosa. Precisamos de mais diálogo, de mais afetos e de mais relações colaborativas. E eu quero ser o novo diretor do CFH consciente de suas fragilidades e virtudes, mas profundamente humano.
→ Currículo Lattes
→ Cargos – Gestão
↳ 2010 – 2014: Vice-Chefe de Departamento (UFTM)
↳ 2010 – 2018: Membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado de Curso de História
↳ 2011 – 2013: Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente
↳ 2011 – 2013: Parte do Comitê Local de Avaliação de Bolsas de Iniciação Científica
↳ 2012 – 2014: Representante titular da categoria docente no Conselho Universitário
↳ 2014 – 2016: Secretário da Associação Nacional de História (ANPUH) – MG
↳ 2019 – 2021: Coordenador do Grupo de Trabalho de História Antiga da ANPUH
↳ 2021 – 2023: Coordenador do Curso de Graduação em História
↳ 2021 – 2023: Membro da Câmara de Graduação
→ Endereço Eletrônico
↳ alex.degan@ufsc.br